O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Xenofobia no Brasil

O fluxo migratório para o Brasil foi, no passado, um componente que marcou a sua formação étnica, cultural e econômica. No entanto, ultimamente, tem-se sobrevalorizado na sociedade brasileira, um discurso pautado pelo nacionalismo exarcebado. Muito disso porque, dada a conjuntura econômica desfavorável, pensa-se que, a presença de imigrantes seria uma causa a mais, na diminuição dos empregos, bem assim trariam um maior aumento nos gastos públicos. Com isso, cresce o repúdio ao que vem de fora, donde, a xenofobia passa a ser uma questão preocupante.
Não há como negar que o Brasil enfrenta uma grave crise de empregos, todavia, essa proposição não traz evidências de que à chegada de imigrantes acentuaria essa questão. Principalmente porque, os que emigram para cá, são sobretudo, de paises miseráveis, razão pela qual ao ingressarem nos estados brasileiros são absorvidos pelos postos de trabalhos mais degradantes, estes, quase sempre, sãos recusados pelos brasileiros, como ocorre, por exemplo, com a construção civil.
Na linha desse entendimento, os estrangeiros e os refugiados assumem uma condição de incômodo no território brasileiro, são, nesse sentido, seres incongruentes, partes que não se encaixam, não se alinham ao tecido social. Ainda assim, essa lógica orienta-se de acordo com a nacionalidade do imigrante, haja vista que, aqueles oriundos de paises europeus, são, mais do que aceitos, reverenciados. Isso porque, pressupõe-se que eles tenham um maior amparo financeiro, de modo que, fomentarão a economia, além de trazerem bons costumes.
Destarte, a xenofobia, antes vista só em paises europeus, passa a ser uma realidade do pais latino-americano conhecido por ser um "bom acolhedor". Um exemplo sintomático disso, é visto com os venezuelanos, que, na turbulência do sentir o seu Estado colapsar, buscaram, a princípio, Roraíma, como fonte de abrigo e paz. Todo o oposto. Sentiram na pele o fervor do preconceito endereçado em sua manifestação mais reprovável, notadamente a que emerge na força da violência.
Por tudo que foi exposto, evidencia-se que, a xenofobia é uma questão que surge no Estado brasileiro, de modo a convocar meios e soluções para estancar esse mal. Assim, todo o processo de integração dos imigrantes, passa, em primeira linha, por uma mudança de postura da própria legislação, exatamente porque, o Estado não pode ser uma barreira intransponivel para os nacionais vizinhos. Mais, as escolas devem formentar esse debate, sobretudo no que diz a formação da nação brasileira, assim como os meios de comunicação devem priorizar enredos de brasileiros que também moram no exterior. Só assim poderá ser amenizado essa tragédia que é estar, mas não pertencer.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!