O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Xenofobia no Brasil

Na segunda metade do século XIX, durante o final do império de Dom Pedro II, ocorreram muitas imigrações no país com diferentes povos. Nesse contexto, houveram muitas manifestações e atos de violências contra as pessoas estrangeiras. Nos dias atuais, problemas assim persistem.
A população do Brasil é mundialmente conhecida pelo seu clima tropical e cidadãos acolhedores. Contudo, percebe-se uma inversão nesse modo de tratamento com pessoas de descendências árabes e de religião mulçumana. Entre os motivos do repúdio, prevalece o eurocentrismo de muitos indivíduos por meio dos grandes casos de xenofobia. Nessa intolerância, cabe destacar o papel das redes sociais, em que muitos discursos de ódio e racistas são feitos pelas famosas contas anônimas. Assim, sem terem possibilidades de buscarem fontes verdadeiras e concretas, levam essas ideias e notícias das Fakes news para o mundo real.
Dessa forma, nota-se o papel paradoxal da mídia: o de conscientizar grande parte das pessoas, mas de também gerarem ações negativas. Ademais, cabe destacar a deficitária educação dos jovens sobre outros países, sem serem a Europa, e do judiciário, que raramente leva os criminosos ao tribunal. Segundo o filósofo Jean-Paul Sartre, "A violência, independente do meio que se manifesta, é sempre uma derrota". Com isso, enquanto escolas e famílias não poderem ensinar aos seus filhos a possibilidade de se colocarem no lugar do outro indivíduo, independente da raça ou religião, não será possível ter um lugar melhor.
Sendo assim, não necessárias medidas para se resolverem esses impasses. É precípuo que o Estado junto com o terceiro setor -que busca melhorias nas comunidades- realizem palestras de conscientização e de diferentes culturas nas mesmas e nas escolas públicas para mostrar a importância da empatia com o próximo. Todavia, o Ministério Público, em parceria com o Legislativo, deve estabelecer leis mais rígidas contra os casos que venham a ocorrer e também levar ao júri muitos dos arquivados. Desse modo, será possível ter um âmbito social mais justo e democrático.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!