O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Xenofobia no Brasil

Muito se debate, hoje, a respeito da entrada de imigrantes e o preconceito sofrido por eles no Brasil. Fazendo-se uma síntese com a história brasileira, é notório que o preconceito contra indivíduos de outras nacionalidades, é datado de décadas e séculos anteriores. Dentre eles é válido citar: herança preconceituosa passada pelo governo por razões de Estado e desrespeitos ensinados de pai para filhos.
Pode-se mencionar, por exemplo, o governo de Getúlio Vargas, no qual de acordo com historiadores e por questões políticas, deportou a judia Olga Benário para ser morta na Alemanha nazista de Adolf Hitler. Sendo plausível acrescentar que relatos da época, argumentam essa atitude de Estado como defesa da ordem Nacional, devido a mesma propagar ideais comunista. Entretanto, após séculos, continua-se perceptível a dificuldade de alguns brasileiros em não aceitar outras culturas; devido a história transmitida de geração em geração.
Outrossim, é que a Sociologia explica que o indivíduo, desde o nascimento, é influenciado pelos hábitos e costumes de sua sociedade. O escritor e filósofo Émille Durkheim escreveu o fato social, que é a forma de o indivíduo agir e pensar de forma coletiva, dotada de exterioridade, coercitividade e generalidade. Seguindo essa linha de raciocínio e retomando a tese, pais que ensinam seus filhos a serem preconceituosos contra pessoas de outras nacionalidades, estes mesmos terão um baixo nível educacional e, por consequência, exteriorizarão os conceitos aprendidos desrespeitando a dignidade de outro ser humano.
Portanto, levando-se em conta o que foi abordado, é mister dizer que cabe ao Governo Federal fazer campanhas na mídia através das redes sociais, jornais e emissoras, coibindo a xenofobia no país. Faz-se também necessário a divulgação dessa campanha nas escolas e através dos professores, principalmente da área de humanas, e estes ensinem seus alunos a importância de outras culturas na formação do povo brasileiro. O Judiciário é necessário julgar casos de preconceito contra imigrantes e por fim, é necessário que os pais transmitam uma educação de qualidade familiar preparando os filhos para o cotidiano. À medida que houver respeito, tudo será melhor em uma nação.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!