O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Xenofobia no Brasil

Em Esparta, importante pólis grega, a prática da xenofobia era constante, impedindo a entrada de imigrantes. Em comparação a tal fato, percebe-se que, no Brasil contemporâneo, as atitudes xenofóbicas estão cada vez mais presentes, tornando necessário a adoção de medidas para erradicá-las. Nesse contexto, dois fatores devem ser evidenciados: a insegurança de muitos cidadãos no que se refere à situação financeira e os esteriótipos criados ao longo do tempo .
É preciso destacar, em primeiro lugar, que ,dentre os fatores que contribuem para as práticas xenofóbicas, a insegurança quanto à estabilidade financeira é relevante. Muitos indivíduos brasileiros sentem-se intimidados quando há crescimento do percentual de imigrantes, pois acham que isso aumentaria o desemprego, dificultando sua entrada no mercado de trabalho. Durante a Era Vargas, por exemplo, a politica nacionalista fez com que os cidadão priorizassem as empresas brasileiras. Dessa forma, nota-se que é preciso acabar com a insegurança financeira para erradicar a xenofobia.
Convém ressaltar, em segundo lugar, que desde cedo muitas crianças são educadas para serem extremamente nacionalistas, intensificando a criação de concepções erroneamente idealizadas. Isso faz com que o número de indivíduos xenofóbicos cresça consideravelmente.Segundo Immanuel Kant, filósofo alemão," O ser humano é aquilo que a educação faz dele". Desse modo, torna-se nítido que é preciso exterminar estereótipos a fim de acabar com as práticas de xenofobia.
Torna-se evidente, portanto, que a insegurança financeira e as falsas imagens criadas contra imigrantes são as principais causas da xenofobia no Brasil, necessitando que medidas sejam adotadas. Logo, é de extrema importância que o Governo, juntamente com a mídia, crie propagandas televisionadas mostrando o quanto os imigrantes têm contribuído- financeiramente, culturalmente- para o desenvolvimento do país, a fim de que os cidadãos brasileiros se conscientizem. Ademais, as escolas devem, desde cedo, ensinar às crianças-por meio de palestras, peças teatrais- que a entrada de indivíduos no país pode ser benéfica, para que sejam formados cidadãos responsáveis. Só assim, poder-se-á erradicar totalmente a xenofobia.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!