ENTRAR NA PLATAFORMA
Voto facultativo no Brasil
Neste ano de 2018 o Brasil comemora 30 anos de constituição, a qual, juntamente com as manifestações para eleições diretas para presidente na década de 80, virou simbolo da redemocratização do país. Dessa forma, considerando o contexto de recente democracia brasileira faz-se necessário esforços contínuos do Estado e da sociedade civil para consolidar o modelo atual do governo, através da politização de todo corpo social e também da obrigatoriedade do voto.

Segundo o site Politize, no pleito de 2014 houve 38 milhões de votos considerados inválidos. Este resultado está atrelado, principalmente, à descrença dos eleitores pela classe política brasileira visto que ,nos últimos anos o Brasil presenciou importantes casos de corrupção, como a Lava Jato iniciada em 2009. Desse modo, colocar o voto como facultativo não iria solucionar o problema de tal incredulidade , podendo causar um afastamento ainda maior entre o indivíduo e a política pois este se sentiria mais desmotivado e menos comprometido com o ato de votar.

No entanto, o voto obrigatório só será eficaz no papel de consolidação democrática quando este for atrelado à políticas educacionais que visem o refinamento do senso crítico do indivíduo e a importância do seu voto para a manutenção da democracia. Pois, como afirmou o intelectual brasileiro Anísio Teixeira "a maquina da democracia são as escolas" sendo assim, a educação dos cidadãos é essencial para a conquista de um ambiente solidamente democrático.

Em vista disso, conclui-se que é preciso estabelecer uma boa educação e consciência política nos cidadãos brasileiros para que o voto facultativo seja uma opção no país. Logo, cabe ao Estado implementar aulas de ciência política nas escolas de nível fundamental e médio. A mídia alternativa, como a internet também deve contribuir com temas políticos em debates no Youtube e Blogs onlines afim de acabar com o preconceito sobre a política. Dessa forma, o voto, facultativo ou não, será visto como um direito exercido pela a maioria dos cidadãos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde