O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Voto facultativo no Brasil

Ao passar dos anos a sociedade vivenciou diversos períodos de mudança em relação ao direito individual de posicionamento político0000 como por exemplo a ingressão da mulher no meio político e o voto de cabresto na República Velha. No Brasil atual, todos os indivíduos acima de 18 até 70 anos são obrigados a votar, exercendo assim, seu dever como cidadão.
A crescente porcentagem de brasileiros que se ausentaram, anularam ou votaram em branco nas últimas eleições comprova claramente o desinteresse por parte dos mesmos pela política nacional, isto se deve, ao conhecimento de tantos atos criminosos cometidos por políticos que deveriam representar a nação.
Vivemos em uma sociedade democrática, contudo, a obrigatoriedade do voto contradiz o real sentido da democracia. Uma vez que o cidadão quando em falta com suas obrigações eleitorais fica tolido de direitos como: participar de concursos públicos, ocupar cargos públicos, entre outros.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Citando Jean-Paul-Sartre, '' quanto aos homens, não é o que eles são que me interessa, mas o que eles podem se tornar''. Cabe ao cidadão ter consciência da importância do sue voto para a escolha de pessoas que realmente possam representar seus anseios.Às escolas, ficam incumbido o dever de iniciarem desde sempre a formação integral do cidadão, não só o educando, mas, o conscientizando sobre sua formação moral e cívica.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!