O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Visibilidade indígena em questão no Brasil

Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza em prol do outro. No entanto, quando se observa a invisibidalide indígena no Brasil, verifica-se que esse ideal é contestado na teoria e não desejavelmente na prática. Pois, os povos indígenas são vítima de preconceitos constantemente. Nesse sentido, convém analisar as principais causas e consequência dessa chaga social.


Em primeiro lugar, destaca-se a omissão escolar como causa. Isso acontece porque o modelo pedagógico vigente nas escolas brasileiras prioriza conhecimentos do cotidiano. Entretanto, assuntos que aborda os indígenas são negligenciados, mesmo sendo obrigatório. De maneira análoga, percebe-se que como um índio não é visto todos os dias, a sua história e os seus costumes não devem ser conhecidos. Desse modo, esse povo fica submisso a estereótipos impostos pelo europeues, como, por exemplos, afirmar que eles são incivilizados.


Por conseguinte, evidencia-se a perda progressiva da identida nacional. Tendo em vista que, ao deixar seu habitat natural e deslocar para o meio urbano, os indígenas, não conseguem se incluir na sociedade. Sob esse viés, de acordo com o portal G1, a taxa de suicídio entre a população indígena é três vezes maior que a taxa da população urbana. Dessa maneira, fica claro como a omissão escolar influência na invisilidade do indígena, uma vez que, a imagem construída pelo europeus permance até os dias de hoje.


Portanto, com o objetivo de atenuar o problema e evitar que o povo indígena continue sendo vítima de preconceitos, cabe ao Ministério da Educação (MEC) reformular o modelo pedagógico das escolas brasileiras, como, colocar a história indígena como assunto regular nas matrizes curriculares. Isso deve ser feito com especialistas não história dessa população. A fim de que, o ideal iluminista seja contestado na prática, e, além do mais, com essas medidas espera-se que o brasileiro conheça a real história desse povo.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!