ENTRAR NA PLATAFORMA
Visibilidade indígena em questão no Brasil
Nunca foi dada a devida importância aos problemas dos indígenas no Brasil. No século XVI, quando os portugueses chegaram aqui, 5 milhões de índios já habitavam o país. Todavia, o poder da pólvora foi maior que o da flecha, e os indígenas sofreram um verdadeiro genocídio. Poteriormente, a Constituição de 1988 reconheceu os direitos dos povos originários. Apesar disso, na prática esses direitos não são totalmente respeitados. Nesse contexto, há dois fatores que não podem ser ignorados: o direito à terra e assistência à saúde.
Em primeira análise, cabe pontuar que a dificuldade de demarcação de terras, além das raízes históricas, encontra barreiras governamentais. Mesmo a Constituição informando que a terra deve ter função social ( o que inclui ser mantida como reserva ambiental), alguns governantes não atendem às causas indígenas. Um exemplo disso são os dados da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), que mostraram que a demarcação entrou em queda nos governos Lula e Dilma.
Ademais, os índios sofrem com a precária atenção à saúde. A proximidade dos fazendeiros, e a limitação de seus territórios também influenciam na saúde dos indígenas. Visto que dificultam a tradição nômade de algumas tribos. Além do sedentarismo, com a globalização e a influência do mundo moderno, eles passaram por uma transição nutricional que resultou em aumento dos casos de obesidade e, consequentemente, doenças crônicas não transmissíveis. Foi o que aconteceu com os Índios Xavante, de acordo com a revista Radis.
Por conseguinte, medidas são necessárias para reduzir os problemas desse povo em reconstrução. A FUNAI e o Ministério Público devem exigir agilidade na demarcação de terras, tratando como prioridade.A população, por sua vez, deve eleger candidatos comprometidos com as causas indígenas, a fim de que os índios tenham representatividade no Congresso. Além disso, é importante que o Ministério da Saúde aumente a quantidade de nutricionistas que trabalham diretamente com os índios. Dessa forma, quem sabe as tribos poderão vivenciar sua cultura e seus costumes como garante a Constituição.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde