O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Visibilidade indígena em questão no Brasil

Segundo o grande líder do movimento dos direitos civis dos negros, Martin Luther King, "a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça a justiça em todo lugar". Dessa maneira vê-se que a questão indígena no Brasil que, mesmo após avanços constitucionais, a conjuntura permanece e reflete na sociedade brasileira, principalmente, devido aos interesses econômicos de grandes empresas na exploração de suas terras e o não reconhecimento de sua cultura por parte da sociedade.
Como primeira constatação, observa-se que preocupações associadas à questão indígena não apenas existem como vêm crescendo a cada dia. Por conta disso, é preciso buscar as causas dessa questão, entre as quais, emerge como mais recorrente o desrespeito a suas terras milenares. Isso ocorre devido à invasões de garimpeiros e madeireiros, sempre no contexto da globalização e capitalismo, buscando o lucro em detrimento da legitimidade do povos indígenas. Esses fatores atuam em fluxo contínuo e favorecem na formação de um problema social com dimensões cada vez maiores, retratado na música " Ìndios " de Legião Urbana, "Quem me dera, ao menos uma vez Ter de volta todo o ouro que entreguei".
Outro ponto que merece atenção está relacionado às consequências geradas por esse contexto. Como efeito negativo dessa problemática está a exclusão social, devido à supremacia da cultura portuguesa sobre a indígena durante o período colonial configurando racismo. Porém, esta foi velada pela caracterização apenas do mesmo crime cometido contra os negros durante o mesmo período. Nesse contexto, o antropólogo Everaldo Guimarães Rocha fez um estudo baseado nesta alegação comprovada pelos relatos presentes em ??Caramuru??, no qual afirma que os nativos foram definidos como primitivos, selvagens e cruéis.
Portanto, é necessário que o Governo, em parceria com o Ministério da Educação, financie projetos educacionais nas escolas, através de uma ampla divulgação midiática, que inclua propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre os professores e alunos. Nesse sentido, o intuito de tal medida deve ser a valorização e o respeito a cultura indígena no Brasil. Ação que, iniciada no presente, é capaz de modificar o futuro de toda sociedade brasileira. Ademais, outras medidas podem ser tomadas, porém como considera o pensador Oscar Wilde "o primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação".
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!