O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Visibilidade indígena em questão no Brasil

A constituição federal de 1988 prevê, em seu artigo 193, que a ordem social tem por objetivo o bem-estar e a justiça social. No entanto, tal prerrogativa legal não tem refletivo com ênfase na prática uma vez que o menosprezo social e a negligência governamental para com a sociedade indígena tornam-os invisíveis e corroboram para que os desafios enfrentados por esse povo ainda seja, em pleno terceiro milênio, um problema no Brasil.
Convém ressaltar, a princípio, que a desvalorização da identidade indígena pela camada social é um dos obstáculos enfrentados por esses povos. É comum a existência de um mito que, em pelo século XXI, não existam mais índios, pois esses fazem uso de roupas comuns e tecnologias como celular, contudo, a utilização de utensílios modernos não muda seus costumes na qual foi criado e nem sua ancestralidade. Infelizmente, negar a necessidade de adaptação do índio idealizado na primeira geração do romantismo brasileiro ao mundo contemporâneo acaba contribuindo para a situação atual.
Vale ressaltar, também, que a questão do menosprezo social não é, todavia, o único problema. Aliado a isso temos o descaso governamental frente à demarcação territorial. Um exemplo disso são as frequente notícias, nas mídias, de conflitos entre índios e grandes agricultores que fazem explorações ilegais de terras, garantidas por lei, pertencentes aos indígenas. Ademais, a formação de uma bancada ruralista, motivada por interesses econômicos, desrespeita e desconsideram todas essas conquistas legais. Dessa forma, é ingênuo acreditar que no Brasil a justiça é para todos.
Urge, portanto, que a mídia e o governo unam-se em busca de mitigar esses impasses. Faz-se necessário que a mídia abordasse essa temática, através de novelas, visando divulgar sua importância para toda a camada sociedade e assim tentar mudar o percurso desse problema. Outrossim, é importante que o governo aplique com rigor as leis já estabelecidas, pois além de fazer justiça, irá desestimular possíveis ações através de exemplos,assim, fará jus ao título de um país democrático de direitos . Ademais, outras medidas devem ser tomadas, mas, como disse Oscar Wilde: "O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação."
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!