O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Visibilidade indígena em questão no Brasil

É notório que a visibilidade indígena no Brasil é um assunto delicado e necessário a ser tratado. Em vista disso, convém analisarmos essa problemática. Dentre tantos fatores relevantes, citamos: a exploração e desapropriação das terras indígenas e a não preservação da participação histórica dos índios.

Em primeiro lugar, nota-se que hodiernamente estão em aumento os casos de desapropriação de terras com fundamento na exploração para o agronegócio. Visto que, os indígenas detêm cerca de 13% do território brasileiro e os latifundiários constantemente discutem a respeito desse número que, de acordo com eles, afetam diretamente na economia do país. Porém, essas discussões e apropriações indevidas ferem a constituição de 1988, na qual o artigo 231 reconhece o direito sobre as terras por eles ocupadas. Ou seja, a apropriação de terras indígenas pode ser considerado crime com base na Constituição Federal de 1988.

Em segundo lugar, é necessário analisar a contribuição histórica dos índios. No Romantismo a cultura indígena influenciou uma das principais obras artísticas brasileira, o livro ??Iracema" de Jose de Alencar, no qual a idealização dos índios naturalistas e romantizados foi passada até a geração atual, com corpos despidos e puros junto à convivência pacifica entre eles e a natureza, influenciou também grandes nomes da sociedade, como Oliveira Viana com suas teses racistas da construção da história brasileira e Gilberto Freyre que defendia a democracia racial e igualdade étnica. Sendo assim, é perceptível que os indígenas foram e são importantes para a construção da cultura e literatura do Brasil.

Portanto, para tornar visível a participação e os direitos dos indígenas no país, são necessárias algumas medidas. Cabe ao Poder Legislativo a elaboração de leis que funcionem de maneira efetiva e que defenda o direito às terras, espera-se, com isso, o respeito à propriedade e a diminuição de mortes e confrontos. Somado a isso, o MEC (Ministério de Educação) junto às instituições de ensino deve dar ênfase no estudo da formação de identidade nacional e os principais contribuintes, visando obter a visibilidade necessária para promover o respeito dessa cultura no Brasil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!