O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Visibilidade indígena em questão no Brasil

Tema : Invisibilidade indígena em questão no Brasil .

? Exclusão indígena e seu silenciamento .

Desde o período mais sombrio da colonização portuguesa no Brasil até os tempos atuais, fica em evidência a oposição sociocultural da qual o índio constantemente lida. Os impactos que se alastram historicamente devido tal exclusão étnica, já se tornaram perceptíveis no período atual em que nos encontramos, quando damos visibilidade aos números decrescentes de tribos existentes no nosso país , numero esse que no período de seus registros (2010) se encontrava na média de 250 tribos existentes nacionalmente de acordo com o IBGE.
Uma vez que o índio é privado de seus direitos de auto-preservação cultural , entra em conflito constante com seus principais agentes causadores, no caso , agricultores e latifundiários que buscam suas expansões territoriais à espreita de reservas indígenas. Propriedades essas protegidas e delimitadas pela FUNAI em prol da proteção cultural da comunidade indígena. Torna-se imprescindível que não haja menção à Mahatma Gandhi , o líder pacifista indiano que declarava que a natureza podia suprir todas as necessidades de um homem, menos a sua ganância .
Logo, é implausível que haja o dano, ou desapropriação das reservas a serviço de ambições singulares desempenhadas por pessoas que se julgam superiores sobre os demais, assim, buscando suprir seu caráter ambicioso à qualquer custo. Pois, é correto que se avalie que por longos anos percorreu a cultura indígena e que nesse trajeto sua população teve significativa diminuição graças à problemáticas como a luta territorial ou até mesmo decorrente de doenças e inacessibilidade à unidades médicas e graças à isso, é de extrema importância que tratemos tal povo e sua cultura/ religiosidade com respeito e consciência assim como os mesmos, que não interferem em nosso espaço social .
Entretanto, torna-se esquecido de que provemos de uma sociedade miscigenada, onde somos característicos pela mistura de variados povos, e em decorrência desse esquecimento é que precisa haver uma intervenção cultural afim de proporcionar o conhecimento e despertar a conscientização através de projetos, propagandas e quaisquer outros meios que possam levar à nossa sociedade à informação e assim , despertando o zelo por pessoas que como todo o resto, buscam apenas ser respeitadas e incluídas em sociedade afim de sanar os danos causados pelas dividas históricas que reverberam até hoje na vida indígena.
Portanto, que haja expansão e enaltecimento dos direitos indígenas e que os mesmos sejam acompanhados de punição severa em casos de ocorrências de intolerância étnica , buscando reavivar e restabelecer a segurança social perdida pelo índio , através de politicas publicas que possam intervir em tal problema social que, consequentemente, inferioriza toda uma classe em busca de igualdade e visibilidade social, por fim, que haja instrução para que exista o respeito.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!