O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Visibilidade indígena em questão no Brasil

O cantor Cazuza dizia: ??Eu vejo o futuro repetir o passado, eu vejo um museu de grandes necessidades..." Nesse sentido, a invisibilidade indígena no Brasil não é um problema atual. Desde a colonização, os indígenas possuem um vasto histórico de exploração por outras culturas opressoras. Do mesmo modo, a questão da invisibilidade aos índios brasileiros se configura como um desafio a ser enfrentado no país, seja pelos estereótipos sociais, seja pelos conflitos de competição de terras.
Em primeira análise, cabe pontuar que a sociedade brasileira enxerga os índios como um obstáculo ao desenvolvimento econômico e social do país, justamente por não se adequarem aos padrões de vida da pós-modernidade, sendo então estereotipados como ??atrasados?? intelectualmente. Comprova-se isso ao analisar a problemática como um reflexo histórico dos ideais de hegemonia cultural dos colonizadores portugueses aos indígenas brasileiros no século XVI, que justifica a exploração da mão de obra dos nativos da época. Dessa forma, urge que a visão da sociedade brasileira acerca dos povos indígenas deva ser mudada para que a isonomia dessa minoria, em questão, seja defendida por toda a população.
Ademais, convém frisar, que, apesar da Constituição Cidadã promulgada em 1988 garantir o direito às terras aos indígenas , infelizmente não é isso que se observa no cenário atual. Prova disso, é a pesquisa de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em que 13,6% do território nacional pertence a 0,4% da população. Essa constatação revela a necessidade de uma melhor redistribuição de terras que priorize os territórios pertencentes à população indígena de forma justa.
Depreende-se, então, que, a invisibilidade indígena no Brasil apresenta impasses de caráter político e social que necessitam ser revertidos. O Governo Federal em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, deve mapear as zonas latifundiárias, aplicar uma redistribuição de terras eficiente que atenda as necessidades dos povos indígenas, e que assegure legalmente a posse do território por essas comunidades. Além da necessidade de divulgação desse processo de forma consciente e educativa para toda a população do país, para que percebam a importância dos índios e de seu espaço dentro da sociedade brasileira. Só assim, a visibilidade indígena será consagrada em todo território nacional, e em oposição ao que disse Cazuza, o futuro não repetirá o passado.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!