O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Visibilidade indígena em questão no Brasil

Em um mundo no qual a palavra de ordem é sustentabilidade, silencia-se, todos os dias, aqueles que mais a compreendem e praticam: os índios. Essa incoerência se deve tanto à cultura eurocêntrica, quanto ao projeto literário de romantizar o passado. Logo, a fim de conceder uma efetiva justiça a esse mundo, ações são primordiais.
Convém ressaltar, a princípio, que, apesar do eurocentrismo ? conceito que distingue a cultura europeia diante das demais ? não ser julgado como aplicado, é inegável tamanha interferência perante aos atuais costumes brasileiros. O período da Belle Époque corresponde ao tempo em que queriam transformar o Rio de Janeiro e sua população em Paris, com os respectivos hábitos parisienses. Em consequência disso, o comportamento indígena foi sendo, inconvenientemente, abolido.
Deve-se pontuar, também, a questão de que o passado do Brasil, que era lar dos índios, tem sido romantizado com o passar do tempo0000 principalmente na primeira geração da escola literária romântica, chamada Indianismo. O foco da poesia era a idealização e o contato do índio com o europeu colonizador, enfatizando o nacionalismo. Todavia, há uma contradição nesse aspecto, porquanto, na realidade histórica não houve paz e harmonia ao se tratar a colonização do país0000 os aborígines foram escravizados, abusados e grande número aniquilados. Dessa forma, esses povos, na contemporaneidade, são uma minoria com pouca representação e realce de valores a julgar por uma sociedade tão preconceituosa e aduladora à cultura europeia.
Diante do exposto, antes que mais um índio seja injustiçado relativamente a seu território e etnia, é preciso intervir. Portanto, cabe à mídia juntamente ao instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional divulgarem a respeito da valorização do território indígena, por meio do incentivo a mudanças na didática do ensino do descobrimento, ou seja, reduzir a influência da visão europeia sobre esse passado brasileiro. Afinal, a cultura brasileira deve conter traços indígenas como reverência por situar-se em um local que, na realidade, pertence a eles.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!