O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Visibilidade indígena em questão no Brasil

No período Colonial, Bandeirantes capturavam ameríndios para tornarem-os escravos e para mão de obra barata, submetendo-os em situações de vulnerabilidade. No atual panorama social, os índios comportam cenários que assemelham-se a este tempo. Desse modo, são considerados como povos invisíveis para a sociedade contemporânea, que constantemente são subjugados com vários tipos de opressões, além de não terem direito às terras.
Os indígenas, dessa maneira, estão sujeitos a atos violentos, a atos preconceituosos e a atos desrespeitosos. Essas ações acontecem por serem caracterizados pela sociedade como povos do passado e, sendo assim não considerados importantes para a integração sociocultural urbana. Com isso, quando são realizados injustiças contra eles, essas atitudes são mascaradas pelas grandes mídias e pelo governo, cuja finalidade dos mesmos é de "fecharem os olhos" para tais situações inconvenientes opostas à estes povos.
A Lei de Terras promove, dessa forma, o direito à demarcação de territórios à todos os cidadãos. Porém, os órgãos públicos retrocedem-a e omitem a promoção deste recurso. Esta forma de intervenção é agrupada pela falta de respeito com os índios, pois ameaçam, invadem e desmatam regiões ocupadas por eles, afim de apossarem-se do local em prol do lucro das extrações de recursos da biodiversidade. Sendo assim, a ambição de poder pelos políticos, pelos madeireiros e pelos grileiros dificultam que o direito territorial seja preservado.
A invisibilidade indígena, nesse contexto, é formado por diversos fatores que necessitam ser reavaliados pela sociedade. Portanto, o Ministério público socioambiental e da educação deveriam criar recursos tecnológicos e educacionais com o intuito de promoverem a conscientização social, por meio de cartilhas online educativas que contam a importância dos nativos. Além disso, estabelecerem como matéria obrigatória nas escolas a história indígena, construírem universidades indígenas e desenvolverem projetos de mapeamentos por meio de aplicativos. Essas ações, poderiam ser auxiliadas pelo governo e pelas ONG's, com a finalidade de promoverem a integridade, a valorização e o respeito ao indígena. Em vista disso, a situação atual se tornará ultrapassado em relação aos acontecimentos do período Colonial.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!