O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Visibilidade indígena em questão no Brasil

Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa a visibilidade indígena, no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática e a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país. Nesse sentido, convém analisarmos as principais consequências de tal postura negligente para a sociedade.
É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que a chegada dos portugueses ao Brasil foi uma verdadeira catástrofe para os povos nativos, quando determinaram que os índios seriam civilizados, limitando, assim, a visibilidade cultural e aumentando a exploração de terras e direitos.
Outrossim, destaca-se o cenário inusitado da precariedade cultural indígena vem aumentando e preocupando cada vez mais Estado com seus números significantes. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se a sociedade, decerto, tem ido de encontro ao postulado filosófico.
É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Destarte, o Governo deve fomentar parcerias com a Funai promovendo projetos de apoio ao grupo. Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e essas mudam o mundo. Logo, o ministério da Educação deve instituir nas escolas, palestras que discutam o combate a invisibilidade indígena, a fim de que o tecido social se desprenda de certos tabus para que não viva a realidade das sombras, assim como na alegoria da caverna de Platão.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!