O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Visibilidade indígena em questão no Brasil

O Romantismo, na sua fase Nacionalista, tinha como objetivo a criação de uma identidade brasileira para isso, utilizou o nativo indígena como protagonista das obras. No entanto, a maneira idealizada que esse projeto foi executado contribuiu para a construção estereotipada e mística da imagem dos índios. Nesse âmbito, a visão preconceituosa perante esses povos perpetua a invisibilidade de seus direitos.
Convém destacar, a princípio, que a falta de informação sobre a cultura indígena favorece o preconceito. Uma vez que, na maioria das escolas o estudo sobre esses etnias é restringido à data comemorativa do índio e, ainda assim, o tema é tratado de forma superficial de modo a sustentar esteriótipos, como: o uso de pintura corporal e cocar. Dessa forma, é decantado na sociedade que o povo indígena deve viver na floresta, excluído dos avanços tecnológicos.
Além disso, a Constituição Federal de 1988 estabelece a posse de terras tradicionalmente ocupadas aos indígenas. Porém, alguns fazendeiros e mineradores desrespeitam a constituição brasileira contribuindo para a morosidade dos processos de demarcação das reservas, enquanto isso ocorre o avanço da fronteira agrícola e do desmatamento, em áreas que deveriam estar em posse de índios, contribuindo para o agravamento de problemas ambientais. Consequentemente, há o aumento de conflitos por terras como o de Sidrolândia, no qual uns índios ocuparam uma fazenda e foram violentamente reprimidos.
Fica evidente, portanto, a necessidade do reconhecimento dos direitos indígenas. Para isso, o MEC deve incluir na base nacional comum curricular o ensino sobre as diversas culturas indígenas, por meio da capacitação dos professores sobre o tema, propiciando uma visão aprofundada e livre de preconceitos. Ademais, a Funai deve acelerar o processo de demarcação de reservas objetivando o correto cumprimento da Constituição. Assim haverá declínio dos conflitos entre índios e fazendeiros e ainda será atenuado o preconceito contra esse povo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!