O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Visibilidade indígena em questão no Brasil

De acordo com Nietzsche, filósofo da modernidade, "O homem moderno é um idealista, ignorando toda a sua realidade que o cerca" Dessa forma, a questão de invisibilidade indígena no Brasil segue essa analogia. Além disso, em um país com tanta pluralidade como o povo brasileiro, ainda discute-se nos dias atuais os direitos dos Índios e a sua visibilidade. E segundo a ONU, a dignidade humana e a pluralidade de todas as culturas estão acima de qualquer Estado.
Convém ressalta, a princípio, que os direitos dos indígenas estão garantindo na Constituição de 1988, entretanto, na pratica há um abismo. Nota-se que esse fator está intrínseco a história de dominação do povo Europeu, que impôs seus valores a força e isso ficou enraizado na cultura do brasileiro. Segundo o sociólogo Emile Durkheim, a fato social influência o papel do indivíduo na sociedade. E isso denota uma população preconceituosa e ignorante em relação ao Índio. Na visão do senso comum, ele é visto análogo ao um animal que vive em uma floresta, todavia, antes mesmo dos portugueses chegarem ao Brasil, eles já possuíam: agricultura avançada, divisão de tarefas e um sistema político baseado nos credos e sua cultura.
Em consequência disso, Segundo o sociólogo Zygmunt Baumann, "as relações sociais são baseadas no consumo. Por conseguinte, há uma bancada ruralista no congresso que impõe quais terras serão arredandas para agricultura e isso influência diretamente aos locais de moradia dos indígenas, que acabam sendo marginalizados pela população, já que dentro da lógica capitalista, eles não são consumidores. O que denota uma sociedade excludente e vai contra os direitos que são garantidos pela Carta Magna. Dessa forma, o Estado em conjunto com a população, são fundamentais para solucionar essa problemática que está intrínseco aos direitos humanos
Infere-se, portanto, que a invisibilidade indígena traz uma mal para a sociedade brasileira. E o Estado não pode ficar omisso. Faz-se necessário, em primeiro plano, o investimento em educação de base no que refere-se ao indígena e mudar a estrutura daquilo que é ensinado. Uma medida importante, seria colocar como obrigatório o ensino da cultura indígena em sua totalidade e explicar como eles construíram a sua história no Brasil, antes mesmo da chegada dos portugueses. E desconstruir esse mito de que eles são animalizados, a fim de fomentar o senso crítico das novas gerações, porque só a educação constrói. Além disso, o Estado deve conciliar a economia e os direitos naturais dos Índios, objetivando uma isonomia e uma sociedade mais igualitária.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!