O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Visibilidade indígena em questão no Brasil

Em ondulatória, o fenômeno da ressonância acontece quando a frequência de uma fonte de oscilação coincide com a frequência de oscilação natural de um corpo, cujo saldo final é a harmonia entre os corpos. De maneira análoga, para que uma sociedade alcance sua harmonia, certamente a invisibilidade da questão indígena no Brasil deve ser combatida. Nesse contexto, é relevante citar, para debelar essa problemática, o desconhecimento populacional e o legado histórico-cultural, bem como as punições lentas e pouco eficientes por parte do Governo.

Com toda a certeza, não conhecer as consequências da invisibilidade indígena traz grandes malefícios, todavia estes poderiam ser evitados através da informação. Segundo a ´´ Folha de São Paulo´´, nos últimos anos 1/3 do território indígena, no Complexo Regional Amazônico, foi invadido pelo agronegócio. Esse é um fato que desauxilia no combate à discriminação indígena. Da mesma forma, a invisibilidade em seu extremo pode causar exício, como na colonização do Brasil e também o que acontece, atualmente, nos conflitos fundiários. Nesse cenário, vale ressaltar a procura em inteirar-se sobre os efeitos da falta de visibilidade dos aborígenes.

Ademais, destaca-se o legado histórico-cultural dos índios - no Brasil - como propulsor do problema. De acordo com a história, no século XV, os índios eram considerados inferiores por apresentarem culturas diferentes dos portugueses. Comprova - se isso por meio do processo de catequização, semelhantemente, no século XXI, vê - se que muitos índios são tratados de forma preconceituosa, seja nas universidades, no trabalho, entre outros. Diante disso, percebe - se que a invisibilidade contra os índios só será amenizada com o respeito.

Além disso, convém frisar que lentidão e a burocracia do sistema punitivo colaboram com a permanência das inúmeras formas de invisibilidade. Por exemplo, no Brasil, os processos são demorados e as medidas coercitivas acabam não sendo tomadas no devido momento. Nessa perspectiva, muitos indivíduos ao verem essa ineficiência continuam invadindo as terras indígenas e praticando discriminação. Dessa forma, vê - se que um dos caminhos para combater essa prática é maximizar as punições, evitando a prescrição no sistema punitivo.

Portanto, para que o Brasil alcance sua harmonia, é imprescindível que os brasileiros reconheçam o quão é importante combater a invisibilidade indígena. Isso pode ser realizado por projetos do Ministério da Educação que integrem os estudantes, as famílias, expondo em feiras e palestras sobre a importância de respeitar os direitos dos aborígenes, por exemplo, sua cultura, suas posses de terras, entre outros. Passa a ser a função também das instituições de educação promoverem aulas de sociologia, história e filosofia que enfatizem os méritos indígenas, na medicina, na culinária, nas danças, e assim por diante, através de materiais históricos e produções culturais, com intuito de amenizar o preconceito. Também, cabe ao Governo fazer parceria com as ONGs, de modo que possam encaminhar, mais rapidamente, os casos de discriminação e as invasões nos latifúndios às delegacias e o Estado fiscalizar severamente o andamento dos processos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!