O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Visibilidade indígena em questão no Brasil

Tema: Visibilidade da questão indígena no Brasil
Uma nova história para o índio brasileiro
Na literatura brasileira, sua presença tem forte significação, sendo retratado como herói nacional em várias obras do período romancista e também no período modernista. Contudo, em que pese as circunstâncias atuais, o índio brasileiro ainda enfrenta velhos problemas, como a idealização da sua identidade social e a invasão de suas terras pelo homem branco.
Em primeiro lugar, é necessário destacar que o indígena é visto como um ser isolado dentro do tecido social brasileiro. Trata-se de um estereótipo construído ao longo da formação histórica do país, utilizado diversas vezes por grandes autores da literatura nacional, como José de Alencar. Desse modo, é possível inferir que a identidade social dos nossos povos indígenas foi moldada e sintetizada a partir da perspectiva do homem branco, que, não obstante, depositou singularidade onde na realidade existia uma pluralidade de características. Por esse motivo, no dia 19 de abril, dia do índio, vemos somente um estereótipo de índio ser celebrado pela cultura popular.
Em segundo lugar, é preciso romper com conflitos ocasionados por disputas de terras para extinguir a manutenção do genocídio indígena no território brasileiro. Embora a constituição de 1988 garanta o direito à demarcação e a proteção de terras pertencentes aos povos indígenas, esse processo encontra limitações no âmbito político. A bancada ruralista, por exemplo, exerce grande influência nos embargos impostos à FUNAI, o que dificulta a demarcação de territórios e potencializa os genocídios de índios nos estados do Mato Grosso do Sul e Rondônia, por exemplo.
Fica evidente, portanto, a necessidade de se construir uma nova história para o índio brasileiro. O Governo Federal deve, por meio de campanhas informativas em rádios, TVs e mídias sociais, oferecer conscientização coletiva acerca da atual situação dos povos indígenas como forma de afirmar as suas várias identidades presentes em nosso território. Ademais, cabe também ao Governo Federal ampliar a representação política dos índios por meio de cotas eleitorais, garantidas pelo sistema legislativo, como uma forma de minimizar a influência hegemônica da bancada ruralista nos processos contra a demarcação.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!