O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Visibilidade indígena em questão no Brasil

A República Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito, e tem como direito fundamental à dignidade humana. Entretanto a invisibilidade indígena impede a realização desse direito, tendo em vista que os índios são ignorados por grande parte da população e estão cada vez mais perdendo suas terras.
Em primeiro plano, há a diminuição das suas reservas por causa do agronegócio. A esse respeito, a Constituição de 1988 reconhece o direito originário dos índios sobre suas terras, porém, como o país é em maior parte agrário, as reservas são invadidas e eles perdem espaço para o agronegócio, o qual por meio da grilagem e uso da terra para fins de produção são permitidos a permanecerem nela.
Outrossim, os índios dependem da terra para viver e levar sua cultura adiante, todavia, há pessoas que invadem suas terras e ignoram isto. Em decorrência, é inevitável o confronto entre os fazendeiros e eles, o que ocasiona o aumento da violência, e do desrespeito a esses povos. Como por exemplo, o extermínio progressivo contra a comunidade dos guarani-kaiowá no Mato Grosso do Sul desde 2012.
Evidenciando, portanto, para valer o respeito à dignidade humana constituído pelo Estado Democrático, é necessário que o Congresso Nacional aprove leis rigorosas que, impossibilite qualquer redução das reservas indígenas, cobrem multa e indenização pelas alterações a quem invadir. Isso, no intuito de preservar essas áreas, e evitar o confronto entre os índios e fazendeiros. Dessa forma, eles estariam protegidos além de desestimular as pessoas intencionadas a tomada de suas terras.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!