O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Violência nos estádios

No século XVII, Isaac Newton formulou em seu livro "Príncipios matemáticos da filosofia natural", as leis básicas da mecânica e, entre elas, a Lei da Inércia, a qual afirma que um corpo em movimento tende a permanecer em movimento, a não ser que uma força externa obrigue-o a parar. De maneira análoga à lei formulada por Newton, as manifestações de violência dentro dos estádios brasileiros de futebol é contumaz na contemporaneidade brasileira. Logo, é fundamental adotar medidas para cessar esse movimento.


A príncipio, deve-se pontuar que a violência nos estádios de futebol deriva das torcidas organizadas ligadas ao crime organizado. De acordo com o sociólogo Mauricio Murad, as práticas de violência no futebol brasileiro são realizadas por minorias, visto que entre 5% e 7% das torcidas organizadas estão envolvidas com o tráfico de drogas e armas. Sob esse viés, nota-se que a desigualdade social é um fator contribuinte para a disseminação dos conflitos dentro e fora dos estádios de futebol, pois advém de grupos formados por jovens que vivem à margem da sociedade sem acesso ao emprego pleno, educação, cultura e lazer.


Outrossim, a falta de políticas públicas age como impulsionadora do problema. Consoante o filósofo Aristóteles, a política deve garantir a felicidade de todos os cidadãos. Sob essa conjectura, faz-se necessário a consolidação de políticas de segurança voltadas ao esporte para assegurar a paz nos estádios e, assim eliminar a violência durante os dias dos jogos. Ademais, o futebol pode ser usado como uma ferramenta essencial no processo de inclusão social de adolescentes e jovens marginalizados, posto que encontram neste esporte a oportunidade de obter melhoria na qualidade de vida.


Portanto, cabe ao Ministério da Justiça e do Esporte criar, por meio de um plano de segurança pública, leis rigorosas que estabeleçam regras de comportamento e punição para os torcedores que praticam atos violentos dentro e fora dos estádios, a fim de prevenir eventuais brigas entre as torcidas e, por conseguinte garantir a segurança de todos. Além disso, o Estado deve, mediante verbas governamentais, implantar a instalação de câmeras de segurança nos estádios, com o fito de identificar os agressores e assim aplicar as punições impostas pela lei. Dessa forma, analogamente à teoria de Newton, poder-se-á cessar o movimento.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!