O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Verticalização urbana: avanço ou problema?

       "Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas". Mediante o pensamento do sociologo Zygmunt Bauman, compreende-se que, com os meios eficazes, a sociedade brasileira pode superar os desafios relacionados a expansão demográfica, que são responsáveis por configurar um cenário preocupante. É preciso analisar, pois, a ineficácia do governo e o declínio ambiental, como elementos propulsores do imbróglio.


       Em primeira análise, vê-se que, o governo dispondo das condições necessárias para reverter esse quadro, quase sempre mantem-se neutro. Sob essa visão, o brasil, entre os anos de 2000-2010, teve um crescimento de 43% no número de apartamentos, segundo o IBGE, logo sem o planejamento adequado tem-se como consequência, a instabilidade nos setores de saneamento básico e mobilidade urbana, resultados da grande expansão demográfica. Dessa forma, quando a Federação sobrepõem seus olhos sobre os grandes centros é atraída pela relevante economia, excluindo os impactos negativos.


       Outrossim, destaca-se, os prejuízos ambientais recorrentes deste contexto. Nessa perspectiva, ressalta-se o maior gasto de água e o acúmulo de lixos que, somados ao grande número de "arranha-céus", contribuem para o aumento da temperatura, ocasionando maior sensação térmica no cenário urbano. Assim sendo, através do crescimento vertical as cidades solucionam os problemas com a demanda, porém em contrapartida afrontam as questões socioambientais.


       Depreende-se, portanto, que o avanço urbano vertical necessita ser repensado. Por isso cabe ao governo, em parceria com o Ministério da Educação, financiar projetos sobre os impactos dessa atitude e o crescimento sustentável, através de uma ampla divulgação midiática, que inclua propagandas televisas, entrevistas em jornais e debates entre professores e alunos. Nesse sentido o intuito de tal medida deve ser o diagnóstico das carências escolares, e posteriormente da sociedade. Ação que iniciada no presente é capaz de modificar o futuro da nação brasileira.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!