O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Uso das redes sociais

TEMA: Consequência da busca de padrões de beleza idealizados


As primeiras ideias sobre o belo surgiram na Grécia antiga. No século IV a.C., o filosofo Platão associava o belo ao bem e à verdade, e afirmava que a beleza é o sinal de uma ordem superior. Entretanto, a busca por padrões de beleza idealizados contraria o ponto de vista do filósofo, uma vez que na realidade contemporânea esse paradigma de beleza apresenta barreiras. Diante dessa perspectivas, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude da imposição coletiva e da comparação social.


Nessa perspectiva, os padrões de beleza ilusórios e restritivos é fortemente sustentado pelo meio de comunicação em massa, especialmente pelas redes sociais. A partir dos anos de 1980, a sociedade moderna começou a ter uma grande preocupação com o corpo, dietas e com consumo excessivo de cosméticos impulsionado pelo processo de massificação das mídia. Desse modo, os programas de televisão, revistas e jornais têm dedicado espaços em suas programações imagens de corpos perfeitos, levando a impulsionar o consumismo desenfreados, principalmente entre os adolescentes.


Sob essa lógica, a fonte de comparação social e a exposição às imagens idealizadas da mídia, reduz o nível de satisfação dos indivíduos com relação a sua própria imagem. Numa perspectiva freudiana, este processo de comparação acentuada entre o eu real e o eu ideal gera ansiedade e sentimento de insatisfação com relação ao autoconceito. Dessa maneira, reduz a autoestima, aumenta o número de doenças como, a anorexia e bulimias nervosas, além disso, a busca por cirurgias plásticas. É evidente, portanto, que a formação da autoimagem corporal está fortemente influenciada pela maneira com a sociedade “impõe” o que é ter um corpo esteticamente apreciável.


Por fim, faz-se necessário uma intervenção pontual no problema. Assim, especialista do assunto, com apoio do Ministério da Saúde, devem desenvolver ações que revertem os padrões de beleza idealizados. Tais ações devem ocorrer por meio de comunicação através da redes sociais, que alertem as reais condições que nos é imposta a cada dia, sobre a representação corporal e como a sociedade paga caro por ceder as influências dos meios de comunicações, através da indústria da beleza. Além disso, o Ministério da Saúde, introduza mais profissionais da saúde como, psicólogos e psiquiatras, de modo, que acompanhe essas pessoas com autoestima baixa. Assim, ressalta-se a relevância de resolver a problemática no momento atual. Portanto, como defendeu Platão, a beleza externa esta associada à interna e, mais que isso, a uma inteligência.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!