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Uso das redes sociais

    O ano de 1996 foi marcado pelo denominado "boom" da internet no Brasil. Nesse ano, o país inaugurou seus próprios "backbones" - sistemas provedores de internet - que tornaram possível a chegada do artifício na casa de milhões de brasileiros. Nesse contexto, as redes sociais se popularizam e, apesar de seus efeitos benéficos, tornam os indivíduos vulneráveis ao comprometimento de suas interações sociais e à ação de outrem contra seus dados pessoais.


   Em primeiro lugar, vale destacar o caráter comprometedor das redes sociais. Nessa lógica, o filósofo Zygmunt afirma que as redes são uma armadilha, visto que, as pessoas tendem a estar circuladas por outras com interesses e opiniões semelhantes o que ocasiona a formação de um círculo que difere do mundo real. Desse modo, as relações de cunho palpável tornam-se embaraçosas, uma vez que, a adversidade torna-se presente e aponta para a imprescindível necessidade do ser em saber lidar com o "diferente"


    Em segundo lugar, cabe salientar também os riscos da exposição de dados na internet. A exemplo, o filme "Mensagem Para Você" narra a história de dois personagens que se odeiam na vida real, mas no anonimato das redes sociais iniciam um romance online e intenso sem saberem de suas reais personalidades. De modo análogo à história, o mundo atual, interligado por redes de comunicação, é marcado por relações semelhantes, mas em muitas dessas um dos integrantes acaba por se tornar vítima de outrem dedicado a fazer o mal, fatos que tornam necessário o cuidado quanto à exposição na internet.


  Dessa maneira, faz-se mister o desenvolvimento da criticidade para solucionar tal problemática. Nesse âmbito, urge que o Ministério da Educação, em relação com as escolas, promova discussões em salas de aula que objetivem desenvolver nos jovens, principais usuários das redes sociais, o senso crítico que os faça compreender os limites das redes. Urge ainda, que as organizações midiáticas se comprometam em divulgar dados sobre os efeitos da websocialização com o intuito de alertar e conscientizar a população da necessidade de prezar por relações palpáveis. Por fim, será possível eliminar as dúvidas quanto aos benefícios da internet e das redes sociais, popularizadas no Brasil desde 1996. 

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