O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Uso das redes sociais

Segundo Zuckerberg, fundador do Facebook, a rede social alcançou cerca de 1 bilhão de usuários ativos em 2014. Essas novas plataformas se tornaram quase que essenciais na vida do brasileiro contemporâneo, pois contribui para facilitar a comunicação e os relacionamentos. No entanto, por ter um poder enorme, é preciso refletir e analisar o modo como as redes são usadas, visando garantir a democratização da informação, a liberdade de expressão, e, ao mesmo tempo, assegurar os direitos de todos os usuários.
Em primeiro plano, é necessário entender que as redes sociais possuem um potencial enorme. Através de comunidades e redes sociais, como o Twitter, manifestações foram marcadas e organizadas na Tunísia, dando origem à primavera árabe. Fica claro, portanto, que seu papel na sociedade é de grande importância. Nesse sentido, o acesso aos meios de comunicações e a liberdade de expressão devem ser direito de todos os cidadãos brasileiros.
Entretanto, ao permitir que as redes sociais sejam adotadas, pela sociedade, como ferramenta de socialização, surgem alguns problemas. Diante de toda essa liberdade de expressão, há indivíduos que desrespeitam outros usuários com ofensas e xingamentos, podendo, assim, ferir os direitos de terceiros. Como, na internet, qualquer pessoa pode usar um nome "fake" (falso), ações desse tipo vêm se tornando cada vez mais normais. Portanto, regras e normas se tornam imprescindíveis no âmbito da internet, a fim de garantir a harmonia.
Em frente a essa nova era, cabe ao MC ( Ministério das Comunicações) garantir que todos tenham direito ao acesso à internet. Para isso, cada município brasileiro deve firmar acordos com as empresas de telecomunicações para disseminar e baratear os planos de internet local. Para garantir os direitos de cada internauta, faz-se necessária a adoção, pelas redes sociais, de um sistema que exija cadastros com números de RG e CPF, para que aquele que aja de modo a ferir o direito de terceiros seja identificado e punido.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!