ENTRAR NA PLATAFORMA
Uso das redes sociais
O ''Facebook'' é uma plataforma virtual criada pelo desenvolver Mark Zucherberg que, no princípio, era utilizada como ferramenta de comunicação entre alunos de uma universidade. Contudo, nota-se que a rede teve seus objetivos ampliados: atualmente, conteúdos de cunho pejorativo e propagação de insultos podem ser divulgados mundialmente, uma vez que a rede não possuí limites de alcance.
É elementar que se leve em consideração as duas vias do ambiente virtual: uma benéfica, que liga as pessoas no mundo inteiro e a outra que pode viabilizar a propagação de conteúdos indevidos. Nesse contexto , é válido relembrar o caso do cantor Cristiano Araújo que foi vítima não só de um acidente automobilístico que dizimou a sua vida, mas da exposição na rede, tendo sua autópsia em vídeo divulgada nas redes sociais.
Outro fator importante são as Fake News: notícias falsas que podem se alastrar com alguns Clicks. Ademas, as redes sociais são tão amplas que um termo foi criado para cuidar das causas de insultos virtuais, o ''Cyberbullying''.
Cabe reconhecer, no entanto, que as redes são ferramentas importantes para um país globalizado. Seria um erro, contudo, não relatar que, devido ao seu alcance, a internet se tornou ambiente de trabalho e aprendizado, com os cursos a distância e tem extrema importância para relações comerciais e políticas.
Evidencia-se, portanto, que as plataformas virtuais possuem duas vertentes que se opõem, cabe usar a que não fere direitos de outros. É imprescindível que o governo, junto com a mídia, promova intensas propagandas e debates sobre o uso consciente da rede, e , além disso, invista em espaços virtuais para denúncias de propagação de ódio e insultos, para que os órgãos que promovem segurança virtual ampliem seus alcances e tenham acesso a todo conteúdo de cunho indevido e punam o propagador, possibilitando que os indivíduos exerçam sua liberdade de expressão garantida pela constituição sem denegrir o outro.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde