O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Uso das redes sociais

Sabe-se que, atualmente, o uso das redes sociais é quase imprescindível, tanto para trabalho e estudo, como para a comunicação em geral. A internet é uma grande plataforma de informações, e desde que sua inserção na vida das pessoas passou a ser intensa, o fluxo de notícias e conhecimento aumentou. Com as redes sociais, passou-se a ter maior disseminação de ideias entre amigos, colegas e familiares, e o que antes custava tempo, disposição e dinheiro, passou a ser feito em minutos e sem sair do lugar, tornando quase dispensável o uso da televisão e de enciclopédias. Twitter, Facebook, Instagram e WhatsApp tomaram conta dos meios de comunicação, portanto as pessoas passaram a manter maior contato virtualmente, ao invés de pessoalmente.
Com a facilidade de publicar fotos e status pessoais, percebeu-se grande exposição das vidas dos usuários. Tornou-se um vício mostrar as novidades do próprio cotidiano, sejam pratos de comida, bebês recém-nascidos, ingresso em universidades, etc.Todavia, o privilégio do anonimato facilitou a ofensa à outros internautas e a divulgação de falsas informações, sendo comum comentários de ódio contendo racismo, machismo, homofobia e outros diversos tipos de preconceito.
Em suma, é possível perceber os prós e contras do uso das redes sociais. É necessário tomar consciência sobre a própria conduta nas redes sociais, e ter a responsabilidade de não usar a tela do computador como pretexto e encorajamento para disseminação de ódio e discórdia, por não revelar a identidade. As escolas deveriam inserir no ensino como o bom comportamento deve ser aplicado também no mundo virtual. Desta forma, as redes sociais poderão ser usadas com boas intenções, apenas para a comunicação entre indivíduos e como fonte de informações.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!