O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Uberização do trabalho e precarização profissional

  Em 1930, o ex-presidente Getúlio Vargas criou o Ministério do Trabalho, com o objetivo de aprimorar e garantir os direitos trabalhistas dos cidadãos brasileiros. Conquanto, o cenário atual, é permeado de fatos contrários quando se observa a precarização e a dominância da informalidade no mercado de trabalho, problemas que persiste intrínseco à realidade brasileira. Esse contexto adverso ocorre não só em razão dos avanços tecnológicos, mas também devido à falsa impressão de empreendedorismo.
 A priori, a modernização no mercado de trabalho possibilita movimentos contemporâneos como a "Uberização". Isto é, o filme Tempos Modernos, criado em 1929, por Charles Chaplin, retrata os obstáculos de um trabalhador que está em busca de se estabelecer profissionalmente em uma sociedade cheia de inovações tecnológicas. Analogamente, o fenômeno "uberização" é uma nova maneira de gerenciamento e organização do trabalho, na qual o trabalhador tem que se adaptar a informalidade e a ser constantemente vigiado por algoritmos.
 Além disso, a ideia superficial de que a informalidade gera autonomia é outro impasse para a resolução da problemática no Brasil. Ou seja, o proletariado é atraído pela possibilidade de empreender a si próprio, mas, embora pareçam ocupações flexíveis, o trabalho sem carteira assinada possui problemas que não são expostos. Um exemplo disso, é o pagamento dos freelancers, funcionários das plataformas digitais, em que a precificação dos serviços prestados são controlados pela empresa, não há liberdade do empregado definir o valor do seu próprio serviço.
 Portanto, faz-se necessária uma intervenção pontual no problema. Para isso, urge que o Poder Legislativo crie, por intermédio de verbas governamentais, leis que garantam aos trabalhadores informais benefícios laborativos, assim como os já existentes para os assalariados, com o objetivo de amparar todo o proletariado. Assim, tornar-se-á possível o propósito idealizado por Getúlio Vargas em 1930, a construção de uma sociedade permeada por direitos trabalhistas igualitários.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!