Para o filósofo São Tomas de Aquino, todos os indivíduos de uma sociedade possuem os mesmos direitos e deveres, além de possuírem a mesma importância. Entretanto, em um cenário hodierno, a fala do filósofo não é colocado em prática, já que a uberização do trabalho e precarização profissional são bastante visíveis no país. À vista disso, destacam-se como principais causas desse problema a negligência governamental e o aumento da taxa de desemprego na pandemia.
Em primeiro plano, é importante destacar que a negligência do governo é um fator determinante para a persistência desse problema. Para o filósofo Thomas Hobbes, o Estado deve garantir o bem-estar social. Entretanto, ao analisar de forma correta, é perceptivo notar a negligência governamental, através de um pensamento individualista, que dificulta o acesso ao mercado de trabalho e gera falta de investimento público na profissionalização da classe trabalhadora, priorizando o lucro e a burguesia. Desse modo, gerando consequências como a perda de garantias trabalhistas e serviços de baixa qualidade.
Ademais, convém ressaltar que, em consequência ao pensamento individualista e a negligência do governo, existe um grande impacto que é causado pelo aumento da taxa de desemprego na pandemia. Em uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2020, a taxa média anual de desemprego foi de 13,7%. Desse modo, é perceptivo notar que, através dos efeitos da pandemia da COVID-19, como o isolamento social e a crise econômica, os indivíduos ficaram mais vulneráveis ao mercado de trabalho, por não conseguirem sair de casa, gerando o aumento da pobreza e da má qualidade de vida.
Portanto, medidas são necessárias para resolver este impasse. Em conjunto, o Governo Federal e o Ministério da Economia, devem conscientizar a população sobre a negatividade do pensamento individualista que marginaliza a classe trabalhadora, através de plataformas educativas, como um canal no YouTube. Além disso, devem elaborar a criação de políticas públicas, como melhorar o acesso ao mercado de trabalho, gerando mais empregos seguros e de qualidade, com a finalidade de diminuir a precarização profissional.