O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Turismo e seus impactos socioambientais

    Um dos objetivos da " Reciclab ", projeto do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ ), é a busca por uma ciência sustentável, isto é, propostas que ajudem de maneira positiva o meio socioambiental. Isso porque, as interações humanas vêm causando prejuízos preocupantes, como a alteração em ecossistemas de vários animais. Nesse viés, o turismo é um dos fatores que causam a busca pela sustentabilidade por pesquisadores, já que o caráter lucrativo e a falta de cuidado ambiental é crescente na flora e fauna.


    Em primeiro lugar, é importante destacar que, em função da exploração do meio ambiente, a diversidade da flora e fauna mundial é usada para fins lucrativos. Em analogia, durante o período do Brasil Colônia, o Pau-Brasil foi intensamente vantajoso para o desenvolvimento econômico, mas hoje é raro de encontrar um. Nesse sentido, atualmente muitas espécies de plantas e animais também são extintas pela ação humana exploratória, destacando assim, que o meio o qual uma sociedade está inserida é colocada em segundo plano.


     Outrossim, a constante degradação ambiental é um reflexo da falta de zelo de muitas pessoas sobre o lugar o qual está inserido. Um exemplo disso é a eutrofização, processo biológico que por causa de nutrientes em excesso na água, causa a morte de inúmeros peixes, tudo pelo descarte inadequado do esgoto e falta de tratamento em geral. Para o sociológo Zygmunt Bauman, todas as pessoas são responsáveis por outras pessoas, nesse sentido, políticas públicas e ações indivíduais devem ser prioridades em pontos turísticos para o bem-estar das pessoas e o ecossistema que é visitado.


     Portanto, é mister que o Estado tome providências para que os impactos ambientais do turismo sejam mais positivos. Dessa maneira, urge que o Ministério do Turismo incentive, por meio de verbas governametais, que as midías social incentivem mais o turismo sustentável, com a finalidade de preservar ao máximo a identidade local e dar apoio aos pesquisadores que buscam o mesmo. Além disso, é importante que o Estado e os servidores públicos fiscais, por meio das mesmas verbas, intensifiquem as fiscalizações dos locais turísticos, com a finalidade de preservação do ecossistema existente. Quem sabe assim, a teoria de Bauman seja uma realidade no meio socioambiental. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!