O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Turismo e seus impactos socioambientais

              Na obra literária "Ensaio Sobre a Cegueira", Saramago versa sobre uma cegueira branca que, rapidamente, acomete toda a sociedade. Tal doença pode ser utilizada como alegoria para criticar o descaso e invisibilidade de algumas causas, como por exemplo: os impactos socioambientais causados pelo turismo, esses que se apresentam tanto no meio ambiente como na cultura local. Dessa forma, cabe avaliar os fatores que favorem esse quadro.


             É indubitável que a interferência humana em busca do entretenimento por vezes prejudicam ecossistemas de cidades turísticas. Segundo a organização Center for Responsible Travel, 77% dos corais de praias tailandesas estão sob sérios riscos. Isto posto, a ausência de responsabilidade ambiental, praticada por turistas e empreendedores locais, demonstra a falta de valorização dos recursos naturais, esses que são descaracterizados pelo entretenimento humano, visto a constante degradação ambiental dos mesmos. Desse modo, iniciativas como o ecoturismo devem ser incentivadas, na medida em que estimulam tal prática de forma consciente e sustentável.


         Faz-se mister, ainda salientar os impactos na autenticidade cultural de regiões turísticas. Segundo o filósofo Confúcio, a cultura sobrepõe condições sociais, no entanto, há um entrave como advento da globalização, em que a hegemonização de muitas civilizações se chocam com costumes e crenças não habituais. Nesse contexto, evidencia-se uma sociedade pouco empática e engajada, uma vez que o desconhecimento e desrespeito pelo direito cultural do próximo, não apenas afasta a possibilidade de aprendizado para os turistas, como também, cria uma experiência desagregadora para moradores locais. Destarte, medidas são necessárias para a mitigação desse cenário.


              Desta forma, urge políticas que possam melhorar a perspectiva desse quadro. Cabe ao Ministério do Turismo, portanto, a união com o Ministério da Educação e escolas, para a criação de palestras e debates na grade escolar, por meio de oficinas e rodas de conversa entre professores, alunos e agentes de turismo acerca da importância da sustentabilidade ambiental, visando assim plantar no consciente infantil o senso de responsabilidade com o ambiente e reverter o panorama atual. Com essas medidas, espera-se que o Brasil não reproduza a cegueira social de Saramago.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!