O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Turismo e seus impactos socioambientais

 Na obra pré-modernista “Triste  fim de Policarpo Quaresma”, do escritor Lima Barreto, o protagonista acredita que se superados alguns obstáculos, o Brasil chegaria ao patamar de nação desenvolvida. Diante disso, ao olhar o atual cenário brasileiro, certamente o Major quaresma desejaria pôr fim aos impactos socioambientais, negativos, causados pelo turismo. Infelizmente, o turismo irresponsável é fruto do individualismo e coloca em risco inúmeros ecossistemas.


 Primeiramente, consoante o sociólogo Zygmunt Bauman, na modernidade Líquida, a lógica do consumo entra no lugar da lógica da moral. Sob essa ótica, para garantir o retorno financeiro, as empresas, de forma individualista, promovem um turismo cruel com animais silvestres, por exemplo, eles são mantidos em cativeiros e são dopados para tirarem fotos com os turistas. Nessas condições, a ONG Proteção Animal Mundial estima que aproximadamente 110 milhões de pessoas visitam lugares que promovem esse tipo de atração.


 Outrossim, de acordo com o sociólogo Émile Durkheim, na sociedade orgânica existe uma dependência das ações dos indivíduos. Nesse espectro, existe uma consequência cultural relacionada à prática intensiva do turismo. Nesse hiato, as manifestações artísticas, como a dança e artesanato de comunidades que moram em regiões que recebem muitos turistas, obtêm um significado de produto a ser comercializado, interferindo diretamente na identidade do indivíduo.


 Portanto, é mister que medidas sejam tomadas para conter o avanço desses impactos socioambientais do turismo. Dessa forma urge que o IBAMA, em parceria com a Polícia Ambiental, fiscalize, de forma intensa, as empresas de turismo que utilizam animais silvestres como atração. Essas fiscalizações devem ser feitas com auxilio da população, por meio de denúncias nas mídias sociais. Destarte, se houver algum tipo de agressão ou tratamento que esteja gerando estresse nos animais, as empresas devem ser multadas. Desse modo, o sonho ufanista do major Quaresma estará mais próximo de tornar-se realidade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!