O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Turismo e seus impactos socioambientais

No filme "Dumbo", apresentado pela Disney, é mostrada a história do mesmo, um elefante que é mantido em cativeiro para que o circo se beneficie do capital trazido por seus números. Fora da ficção, essa é a realidade das criaturas que sofrem com os impactos socioambientais do turismo. Tal problemática é dada pela deterioração do meio ambiente e pela necessidade de lucro de pessoas estelionatárias.



 Em primeira análise, é importante constar que a deterioração do meio ambiente é uma das principais causas do problema. Segundo o Ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". A teoria se comprova correta quando percebe-se que, sem educação e disciplina, o que é importante, torna-se perigoso, afinal, apesar do turismo ser responsável por 10% do PIB mundial, o relatório do Center for Responsible Travel diz que apenas 23% dos corais das praias da Tailândia não estão sob sério risco.



 Ademais, é imprescindível relatar os efeitos causados pela necessidade de lucro de pessoas estelionatárias. Como diz o filósofo Immanuel Kant "Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais". Pode-se comparar a citação ao cenário hodierno e notar como os bichos sofrem nas mãos dos homens. De acordo com a WalaCRU, estima-se que, 560 mil animais sofrem por causa das atrações turísticas, além das carícias e alimentos dados que, embora sejam boas intenções, os deixam dependentes e, consequentemente, encurtam seu tempo de vida.



 Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério do Turismo em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, deve propor a criação de um regulamento em que se torne proibido levar alimentos ou se aproximar dos animais em seu habitat, por meio de um projeto de lei entregue à câmara dos deputados. Tal regulamento irá fiscalizar de forma direta as empresas que trabalham com animais, julgando se os mesmos estão sendo bem tratados e confortáveis. Espera-se, com esta ação, que possa ser freado os impactos socioambientais dados pelo turismo em ascensão na contemporaneidade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!