ENTRAR NA PLATAFORMA
Turismo e seus impactos socioambientais

O turismo é uma prática comercial que oferece muitos atrativos, como, monumentos históricos e práticas culturais no geral. Essa atividade tornou-se comum no contexto social contemporâneo, sendo responsável por cerca de 7% do PIB do território brasileiro. No entanto, cabe analisar as consequências desse âmbito mercantil em zonas turísticas, bem como, desajustes nas comunidades tradicionais e impactos causados nos patrimônios da humanidade.


Em uma primeira análise, povos e comunidades tradicionais residentes em localidades que recebem grandes massas de turistas, são os principais afetados, pois, necessitam  adaptar seus hábitos, provenientes da influência dos visitantes. Dessa forma, aspectos culturais, presentes nesses pontos, podem ser esquecidos, perdendo o seu papel de ser passado para demais gerações, com intuito de conservação. Além disso, manifestações artísticas desses povos, como: danças e artesanatos obtêm significados de apenas ser um produto de comercialização, interferindo diretamente na identidade do indivíduo.


Em uma segunda análise, no período da Antiguidade, os gregos desempenhavam a responsabilidade de preservação de símbolos de valor religioso e histórico. Entretanto, na conjuntura atual, apesar dos patrimônios serem conservados com a intervenção da Unesco, muitos deles são afetados pelo numerosos visitante que os apreciam. Sob este ângulo, no Peru, a famosa cidade Inca Machu Picchu, segundo o site BCC News, devido ser visitada por muitos viajantes, as trilhas que levam as enormes construções do império Inca foram afetadas pela enorme quantidade de lixo deixada pelos turistas. Dessa forma, a preservação e valorização desse meio são essenciais, uma vez que, promove conhecimento a respeito de uma sociedade passada.


Em síntese, é evidente que o turismo de maneira administrada diminua seus impactos. Portanto, faz necessária a intervenção do Ministério do Turismo, em parceria com os locais que recebem grande demanda de turistas, promover a instalação intensiva de fiscais, com intuito de minimizar a destruição das riquezas socioculturais, a fim de preservar heranças antigas. Dessa modo, os impacto serão eliminados.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde