O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Turismo e seus impactos socioambientais

A terceira Revolução Industrial iniciou-se na década de 70 e tinha como principal finalidade atribuir tecnologias aos serviços. O turismo, por exemplo, conquistou um grande espaço devido à introdução de novas ferramentas que possibilitaram a sua difusão em diversos locais do planeta. No entanto, na atualidade, percebe-se que as práticas turísticas têm gerado impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade - seja pelo tratamento designado aos animais, seja pelo incômodo causado a grupos locais.


 


Vale ressaltar, em primeiro plano, que muitos Zoológicos não garantem a qualidade de vida dos animais. Isso ocorre, principalmente, por conta da falta de recursos e pelas tentativas de controlar os animais através da agressão. A prova disso, o programa televisivo "Fantástico " retratou, por meio de uma reportagem investigativa, as crueldades cometidas a tigres em Zoológicos americanos. Nesse sentido, muitos animais tendem a ficar extremamente estressados com a rotina de condições precárias, resultando em cada vez mais discursos de proteção às espécies.


 


Além disso, as práticas turísticas contribuem para um grande incômodo às populações locais. Para José Ortega Y Gasset, importante filósofo espanhol, o ser humano é influenciado pelo meio. Nessa perspectiva, os grupos sociais que se localizam nas rotas de turismo tendem a se submeterem a hábitos diferentes de sua cultura originária. Isso ocorre, pois há a cobrança das empresas para que as atividades possam fluir conforme o programado, resultando em um grande choque cultural e, por consequência, na sobreposição de um costume a outro. Com isso, os indivíduos nativos da área tornam-se cada vez mais vulneráveis à perda de identidade.


 


Torna-se evidente, portanto, a necessidade de alteração no cenário vigente. Logo, faz-se necessário que os Governos, por meio da fiscalização feita por órgãos como o IBAMA, multem com grandes valores zoológicos em que os animais são agredidos e deixados em condições inóspitas, a fim de educar as empresas para que promovam a qualidade de vida das espécies. Ademais, a rotas turísticas devem ser revisadas, através de institutos como a FUNAI, com o objetivo de garantir que populações não sofram processos de aculturamento. Desta maneira, será possível mitigar os efeitos negativos do Turismo. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!