O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Turismo e seus impactos socioambientais

     O Brasil apresenta, por ser um país extenso, variedades de clima e relevo, o que favorece diversas atividades turísticas. Com isso, discussões sobre a influência do turismo no contexto nacional reemergiram. Esse cenário atesta tais atividades como forma de alcançar destaque econômico, contudo, os impactos no meio ambiente e na cultura do local escolhido para tal prática podem ser irreversíveis.


     Por certo, a natureza possui um estado de equilíbrio, o mesmo é afetado quando mudanças bruscas ocorrem em prol do turismo. Nesse sentido, o sociólogo alemão Schopenhauer afirma que o homem é um animal que agride essencialmente. Dessa maneira, muitas empresas agridem os ecossistemas com a justificativa de ser favorável à economia local. Por isso, grande parte da biodiversidade de espécies endêmicas estão em processo de extinção, ou seja, desaparecimento.


     Outrossim, tais ações não só geram implicações na natureza como também na cultura regional. Diante disso, um dos Princípios Fundamentais constitucionais garante a cidadania, porém quando o espaço do indivíduo e sua cultura são desrespeitados, como ocorre em muitas cidades turísticas, tal premissa não é cumprida. Desse modo, a globalização tende a uniformizar os grupos culturais, e muitos acabam desses acabam perdendo sua identidade, algo lamentável.


     Portanto, com o fito de amenizar os impactos socioambientais ocasionados pelo turismo, cabe ao Governo Federal potencializar fiscalizações para evitar mais implicações no ecossistema nacional, e revitalizar áreas já prejudicadas, mediante um planejamento orçamentário medindo custos com tais medidas indispensáveis ao equilíbrio ambiental brasileiro. Ademais, cumpre às intituições formadoras de opinião intensificar debates e reflexões acerca da importância da cultura de um povo, não só para a formação intelectual do nativo como ponto vital para a identidade cultural do país, isso por meio de publicações nas mídias sociais as quais aguçam a reflexão dos jovens e adultos sobre o turismo como meio de reforço da cultura, mas também como empecilho para tal.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!