O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Turismo e seus impactos socioambientais

Segundo o pensador e advogado Mahatma Gandhi, “a natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a ganância”. Nesse sentido, é conspícuo que atividades ligadas ao turismo são de grande significância para a renda de certas populações. Contudo, os impactos socioambientais gerados pela má gestão e pelo abuso de tal setor econômico, como a exploração de animais nativos e o agravamento da poluição, mostram-se preocupantes.


A priori, é fato que muitos centros turísticos usam animais silvestres como atração principal. Todavia, isso nem sempre é feito de forma responsável e muitas vezes envolve maus tratos a esses seres vivos, privando-os da alimentação necessária ou confinando-os em locais muito pequenos para as espécies. A exemplo, tem-se o caso do parque Sea World, nos Estados Unidos, que já sofreu inúmeras denúncias de agressão às baleias e fornecimento de péssimas condições de vida.


Outrossim, de acordo com o químico Paul Crutzen, hodiernamente, o mundo encontra-se no chamado “Antropoceno” (a era da humanidade). Desse modo, a sociedade caminha para uma extinção em massa de espécies selvagens, graças à exploração e à poluição ambiental, as quais prejudicam a natureza diretamente. Assim, o turismo corrobora tais problemáticas por meio da má orientação aos turistas sobre a preservação do meio ambiente, gerando grandes quantidades de lixo, por exemplo, ou realizando o descarte em locais inadequados.


Destarte, impera que medidas sejam tomadas para que os impactos sejam ao menos minimizados. Para isso, urge que o Ministério do Turismo, junto ao Ministério do Meio Ambiente, fiscalize o cumprimento das leis e normas regulamentadoras que tangem à preservação ambiental e ao turismo, por meio da criação de um disque denúncia voltado à infringência de tais regras. Tal medida teria como objetivo a inserção das populações locais no movimento ambiental, promovendo também a conscientização quanto aos problemas causados pela interferência humana. Somente assim será possível vencer a ganância citada por Gandhi e usar da natureza de forma adequada.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!