O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Trotes universitários

Na Roma antiga gladiadores lutavam em arenas enquanto pão era atirado ao público, era a chamada política do Pão e Circo. Entretanto, os trotes universitários vêm expondo um cenário sementante em pleno século XXI no Brasil: estudantes sendo submetidos a constrangimentos para " entreter " outros alunos. Tal ato deveria ser reformulado ou impedido, pois, além da humilhação causada, pode terminar em morte.
Embora a constituição Federal de 1988 não caracterize os trotes estudantis como crime, muitas das " brincadeiras " contidas nesse ritual de passagem humana. Durante o trote, veteranos apelidam calouros fazendo referencia à origem étnica, opção religiosa, opção sexual, cor da pele e outros.Uma estudante da Universidade de Minas gerais, recebeu uma punição semelhante a que escravos negros recebiam no Brasil, após pintarem todo o cor de preto, ganhou uma placa com os dizeres: " caloura chica da silva" e foi acorrentada.
Além disso, apesar de ser uma prática repugnante, os trotes vem sendo aceitos como simbolo de reconhecimento social.Pintar a cara, raspar a cabeça, pedir dinheiro no farol, que ser vistos como leves, desde que tenha a concordância do calouro. No entanto, com o passar dos anos, o trote ganhou outras dimensões, resultando até em óbito. Como exemplo foi a morte de um calouro na Universidade de São Paulo, vítima de afogamento após o trote.
Em suma, os trotes estudantis ainda vêm gerando medo e constrangimento a muitos brasileiros. A fim de que esta caótica questão seja elucidada ou minimizada, torna-se necessário que tal ato seja criminalizado ou modificado e que os estudantes sejam conscientizados. Para que isso ocorra, torna-se imperativo que o Estado condene a prática dos trotes , que a mídia informe sobre o tema e que as instituições de ensino substituam a velha recepção por uma solidaria, caso contrário, puna com medidas socioeducativas , os agressores.Como dizia Pitágoras: "Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos."
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!