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Transporte público no Brasil

Brasil, o país na contramão do transporte do futuro

Na série Friends em um dos episódios Rachel Green, uma mulher de classe média alta decide aprender a dirigir após os 30 anos, já que ela é novaiorquina e sempre usou metros, nas palavras da própria personagem. Esta cena mostra muito como uma cidade bem desenvolvida funciona: transporte coletivo domina, não importa a classe social.
O que surpreende é que o Brasil esteja indo na contramão, já que o uso de veículos coletivos diminuiu 30% nos últimos 10 anos (fonte: IPEA). Mas o que impede o brasileiro de deixar de usar seu veículo pessoal no dia a dia e usar o transporte coletivo? Qual a posição que o governo deve tomar para mudar esta situação? Como reverter um cenário em que o transporte individual tem ocupado 77% do dinheiro público destinado a mobilidade?
Analisando a situação percebemos que o cidadão comum precisa ser incentivado a usar o transporte publico, principalmente o mais comum em nosso país que são os ônibus de linha. Cada cidade deve garantir que seus terminais tenham bom funcionamento, desde manutenção de frotas, preço de passagem justo pelo serviço oferecido, linhas no horários e lugares que correspondam as necessidades da população e a colocação de faixas nas ruas que sejam exclusivas a este tipo de transporte.
No mais cabe ao Ministério dos Transportes trazer incentivos fiscais para aqueles que fazem uso do transporte coletivo, como taxas de desconto nas compra de novos veículos, já que o Brasil não precisa que o brasileiro deixe de comprar carro, mas sim que ele aprenda quando usa-lo. Um país do futuro é aquele que se preocupa com a qualidade de locomoção do seu cidadão de bem, já que mobilidade urbana como já temos visto é o futuro da humanidade.
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