O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Transporte público no Brasil

Os avanços tecnológicos gerados a partir da Revolução Industrial propiciou o surgimento de diversos meios de transportes, a fim de agilizar a locomoção de pessoas e mercadorias. No entanto, o presidente J.K. e os militares incentivaram apenas o modelo rodoviário, deixando com que as ferrovias brasileiras fossem sucateadas. Logo, o número de estradas não acompanhou o crescimento exponencial dos carros, deixando assim, a matriz de transporte insuficiente e desequilibrada.

É importante salientar, de início, que existe uma repulsa das pessoas em utilizar os transportes públicos, porque os veículos não passam por manutenções, são superlotados e os preços sofrem reajustes constantes. Além disso, não oferecem conforto e segurança, tendo os passageiros que ficarem levantados, sem espaço para se mover, podendo ser abusados sexualmente e até mesmo assaltados. Dessa forma, a junção da insatisfação e o aumento do poder aquisitivo da população fez com que a frota de veículos aumentasse 138,6% em dez anos, de acordo com o Observatório das Metrópoles.

Contudo, caminha-se lentamente em direção à solução do impasse, pois se trata, todavia, de uma questão ambiental já que o acumulo de automóveis nas ruas causa mais poluição. Visto que todos eles utilizam como fonte de energia a queima de combustíveis fósseis, tendo como produto gases poluentes, inferindo pertubações naturais e climáticas em alto grau. Outrossim, é a demanda do escoamento das safras de soja e milho do centro-oeste do país, que devido a demora e o alto custo de transporte perde no mercado externo para os concorrentes, prejudicando,dessa maneira, a economia do Brasil.

Torna-se claro, portanto, que medidas são necessárias para resolver a problemática. Para tal será preciso que as prefeituras com parceria do governo criem iniciativas de valorização dos modais de transportes não poluentes, por exemplo, bicicletas; com o intuito de diminuir a quantidade de carros nas ruas, evitando a geração de poluentes e ainda melhorando a saúde através dos exercícios físicos. Ademais, o Poder Executivo deve realizar concessões às empresas privadas para que elas possam construir estradas, ferrovias, portos e aeroportos; com o objetivo de criar e melhorar a matriz de transporte brasileira e também nivela-lá, pois atualmente ela é muito desproporcional. Desse modo, a população terá garantido o seu direito de ir e vir como está escrito na Constituição Federal.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!