O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Transporte público no Brasil

O transporte coletivo é sem dúvida nenhuma a forma mais econômica e segura que existe de transportar pessoas e até mesmo cargas. No entanto, o Brasil vem ao longos de décadas reduzindo cada vez mais os investimentos neste setor e priorizando a indústria automobilística.
Como exemplo, vejamos o que ocorreu com o sistema ferroviário brasileiro. Foi introduzido no Brasil na época do crescimento da produção cafeeira, onde trens eram utilizados para transportar os trabalhadores para as grandes fazendas produtoras de café, assim como também a produção. Por algumas décadas, esta modalidade de transporte foi bastante utilizada. Porém, ao longo das últimas décadas, as linhas férreas foram sendo substituídas por rodovias.
Nas grandes cidades, o sistema de transporte público composto basicamente pela frota de ônibus e metrô, vem sofrendo com a má conservação e a falta de investimento, tanto na manutenção quanto na aquisição de novos veículos. Como consequência, a população cada vez mais opta pelo transporte individual, ou seja, o veículo privado, tornando a mobilidade urbana um verdadeiro caos. Segundo as estatísticas, a quantidade de veículos particulares vem aumentando cada vez mais em relação aos coletivos, e a estimativa é que até 2025 esse número duplique.
Embora os veículos particulares tenham sua importância na vida das pessoas, o Governo precisa voltar a investir no setor de transporte público incentivando cada vez mais a sociedade a utilizá-lo. Transportes alternativos como a bicicleta também podem ser uma boa opção, desde que se invista em ciclovias seguras. Melhorando a mobilidade urbana, outros benefícios serão obtidos contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida da população em geral.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!