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Transporte público no Brasil

De 1977 à 2005, segundo o site ''Terra'', o uso de transporte público diminuiu em 32 %, crescendo consequentemente o uso de veículos particulares. Devido a essas mudanças, ocorreu o aumento da quantidade de gases poluentes emitidos na atmosfera, como também ocasiona frequentemente engarrafamentos no transito das grandes metrópoles brasileiras.
O aumento da poluição cresceu grandemente após a popularização dos carros, o qual devido a queima do combustíveis, libera principalmente o CO2 e o CO, o monóxido de carbono (CO) é liberado através da queima incompleta de combustíveis, causando assim a chuva ácida e o aquecimento global. Além dos problemas ambientais, o aumento dos transportes individuais prejudicam a estética das cidades e a praticidade das pessoas, devido aos engarrafamentos, que duram várias horas nas grandes cidades brasileiras.
Mesmo com tantas consequências, o uso de automóveis particulares apenas tendem a crescer, segundo pesquisas realizadas pela Ipec, nos últimos 10 anos, o uso dos veículos coletivos desabou 30 %. Ademais, muitos ônibus que poderiam ser utilizados estão em péssimos estado, tornando esse um dos motivos para diminuir seu uso. O aumento da passagem também é uma justificativa para o decrescimento do uso dos ônibus, pois, muitas vezes, é mais econômico o combustível gasto pelo carro ou moto.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. É necessário a reutilização dos transportes ferroviários, visto que possuem segurança e baixo custo de passagem, porém é preciso o apoio do Ministério do Transporte para colocar a ferrovia em ação. O Ministério da Fazenda também deve encaminhar uma maior parcela dos impostos para a compra e reforma dos transportes coletivos, melhorando assim o conforto e a estética dos mesmos. Ainda poderiam ser criadas leis, através do Ministério da Justiça, para obrigar grandes empresas a disponibilizar um automóvel coletivo para o transporte de seus funcionários.
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