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Transporte público no Brasil

Em meados da década de 50 o governo JK cria políticas que incentivam as automobilísticas do mundo inteiro a comercializarem seus automóveis no Brasil. O transporte público então deixou de ser a primeira opção dos brasileiros, ônibus, trens e principalmente os bondes perderam seu valor, afinal adquirir seu carro próprio se tornou muito mais fácil. Desde então o incentivo do governo ao transporte público se tornou mínimo, entregando para a população brasileira um serviço sucateado e cidades sem mobilidade para receber grandes números de automóveis fazendo com que o transito seja um enorme problema no país.
No ano de 2013 enumeras manifestações tomaram conta do país, milhões de brasileiros foram as ruas pedindo por passe livre nos transportes públicos. Hoje o Brasil está dentro da lista de transportes mais caro do mundo. No mesmo ano das manifestações as passagem tiveram um aumento de quase 30%, a população alegava que o valor subia porem as condições dos transportes continuavam precárias.
O transporte público do brasil esta principalmente ligado aos ônibus, afinal trens e metros não são comuns em todos os municípios, apenas nas grandes metrópoles. De acordo com a constituição de 88 os serviços de transporte deve ser administrado e mantido pelos municípios, mas com auxílio do estado e do governo federal. É importante lembrar que quando se trata de transporte, não necessariamente está ligado somente aos veículos, mas, sim, referentes à mobilidade urbana, na infraestrutura referente aos transportes, nos terminais nas estações, etc.
Um problema recorrente é a superlotação dos transportes e a falta de logística no serviço oferecido, fazendo com que grandes cidades existam transportes que não conseguem atingir determinadas populações, principalmente as periféricas.
Por tudo isso, faz-se necessário a intervenção do Estado e da mídia. O Estado nesse contexto tem por obrigação aumentar o incentivo financeiro nos transportes públicos e nas ruas, visto que a população paga um preço bem alto pelo serviço oferecido. A Mídia televisiva com suas propagandas é o meio mais rápido de ter contato com um número grande de brasileiros, incentivando o uso de transporte público e mostrando cada vez mais a necessidade do governo de zelar pelo bem estar do cidadão brasileiro no meio de transporte, fomentando assim uma vontade de usar o que é público e deixando de lado o particular, afinal se o serviço fosse de qualidade, os trânsitos das grandes cidades não estariam superlotados.
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