O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Transporte público no Brasil

Muito se tem discutido recentemente acerca das inovações nos aplicativos de transporte, como o Uber, 99, entre outros. Essas ferramentas vem sendo aprimoradas e cada vez mais populares, facilitando a locomoção de muitos indivíduos que preferem não optar peelo transporte público - devido às altas tarifas, falta de segurança e de comodidade. Em vista disso, medidas são necessárias para minimizar os problemas nesses meios populares para que se tornem acessíveis às diversas camadas da sociedade.


Em primeira análise, pontua-se o frequente aumento nas tarifas cobradas para a utilização de transportes públicos, realidade que indigna a população dependente dessa política. No ano de 2013, milhares de cidadãos foram às ruas em São Paulo protestar devido a um aumento nas tarifas do transporte. A manifestação ficou conhecida como "Revolta dos 20 centavos", e os "revoltados" acabaram conseguindo a revogação do aumento. Entretanto, desde então, houve outros acréscimos e o preço do transporte segue desfavorável à situação econômica de grande parte da população.


Em segunda análise, é notória a falta de cuidado e valorização das pessoas com o patrimônio público. Muitos ônibus e metrôs no país se apresentam em situação precária, causando a falta de comodidade e segurança no trânsito. Além disso, há, de forma assaz, a superlotação desses meios e casos de furtos, agressões e assédio com os passageiros, o que torna esses meios cada vez menos atrativos. Assim, os cidadãos que sofrem com esses fatores tornam-se vítimas tanto dos criminosos quanto do governo, o qual permite que situações assim saiam impunes.


Nesse sentido, portanto, urge ao Estado promover melhorias nesse setor, através de verbas federais, preocupando-se mais com a qualidade de vida do povo brasileiro. Além disso, é mister que os indivíduos sigam contestando o governo quando alguma decidão é desagradável, pois, segundo Oscar Wilde: "A insatisfação é o primeiro passo para o progresso do homem ou de uma nação". Assim, o Brasil resolveria mais um impasse das políticas públicas, visando tornar-se mais justo e cômodo com seu povo.



Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!