O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Transporte público no Brasil

OS DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA NO BRASIL


A sociedade atual é sofrida pelo imediatismo cujas tarefas precisam está prontas para ontem. Entretanto, a mobilidade urbana não acompanha essa realidade, havendo uma enorme precariedade no transporte público como resultado em o aumento de automóveis nas ruas, o aumento da poluição, congestionamentos quilômetricos e entre outros . Tal fato prejudica as pessoas que necessitam deslocar desse meio de transporte e que sentem seus impostos não sendo investidos na maneira correta.


Em primeiro lugar, é possível perceber que há uma carência na ampliação da malha metroviária brasileira e que sua consequêcia é a falta de infraestrutura e urbanização. Essa realidade é vista em trens escassos, poucas linhas disponíveis e lentos percursos. Mas também os meios rodoviarios estão longe de seren uma boa alternativa, pois os serviços são precários por exemplo, superlotação, sucateamento de veículos, falta de segurança dentro dos mesmos e desconfortáveis.


Nos últimos anos o consumo em automóveis individuais vêm crescendo, um dos principais motivos é justamento a falta de estrutura nos transportes públicos, pois o indivíduo não encontra conforto e segurança. Portanto, pode-se alegar que essas aquisições acabam intensificando em tráfegos mais lentos e estressantes. De acordo com o jornal O Globo, os paulistanos gastam em média 45 dias do ano presos no trânsito, reiterando a diminuição da qualidade de vida proporcionada pela má mobilidade urbana.


É fundamental um maior investimento em infraestrutura e urbanização. Por isso, as Secretárias dos Transportes Metropolitanos de cada estado devem ampliar medidas para melhorar os meios de locomoção, por exemplo, os trens são os meios de transporte mais baratos e viáveis pois além de ter maior capacidade também é o menos poluente e um maior incentivo no uso de transportes alternativos como as ciclovias. Com tais medidas, será possível desenvolver a mobilidade urbana e ainda, diminuir a poluição atmosférica e sonora tão presente nas ruas.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!