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Transporte público no Brasil

A Revolta do Vinagre marcou as ruas de São Paulo em 2013, sendo caracterizada por protestos contra o aumento da tarifa de ônibus. Nesse cenário, podemos perceber a insatisfação da população, com o degradado transporte público brasileiro que por diversos fatores, como o crescimento desordenado das cidades e a falta de uma política de investimentos em infraestrutura levaram ao caos das atuais rodovias.
O processo de industrialização, veloz e tardio, motivou o rápido e descontrolado crescimento das metrópoles. Nas décadas de 80 e 90, o êxodo rural foi um grande fator para isso acontecer, pois com a ida de muitos nordestinos, em busca de melhores condições de vida, para o sudeste provocou um "inchaço" populacional fazendo, assim, com que a população mais pobre se distanciar para regiões mais afastadas do centro comercial, aumentando a necessidade de deslocamento, devido a sua dependência de serviços e empregos.
É importante ressaltar, ainda, que os investimentos no transporte público não acompanharam a ampliação das cidades. De acordo, com a Constituição Federal os municípios são os encarregados de manter e administrar os sistemas de locomoção coletiva. Porém, o encontramos cada vez mais precário e ineficiente, principalmente, nas metrópoles que é onde deveria ser amplo e massificado e que traz, dessa maneira, como consequência um enorme número de carros nas rodovias, juntamente, com lotações e acidentes.
Portanto, é preciso democratizar as ruas.Sendo, assim, o Governo investirá em modernizações de ônibus, trens e metrôs, como também, das estações e rodoviárias, além, da construção de ciclovias e ciclofaixas. Ademais, a mídia, criará campanhas na televisão e em redes sociais, incentivando a utilização de bicicletas para diminuir o número de carros nas rodovias, inatividade física e a poluição. Bem como, a sociedade, procurando ter seus direitos atendidos, sairá nas ruas mostrando sua voz, com cartazes e protestos pacíficos que não precisarão de gás lacrimogêneo e muito menos de vinagre.
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