O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Transporte público no Brasil

O poder da mudança
A revolução industrial, ocorrida na Inglaterra, representou um marco para a história mundial, influenciando a sociedade em
sua maneira de consumir. Atrelado a isso, está o caótico transporte público brasileiro, vítima de profundos interesses sociais e econômicos.
Desde o período colonial a ideia de se construir vias para integração do território, já era recorrente. No entanto com o passar do tempo, devido a diminuição dos investimentos nas formas de locomoção pública, instaura-se um problema de infraestrutura, pois sem o aporte financeiro adequado, não há como atender os usuários no que diz respeito à segurança e bem estar.
Outra questão relevante sobre a problemática mobilidade urbana, é com relação ao aumento exponencial de automóveis circulantes. Esse fato se da através das facilidades concedidas por, concessionárias no ato da compra desses produtos, o que dificulta ainda mais o tráfego, intensificando os congestionamentos.
Um dos efeitos produzidos pela atual situação dos sistemas de transporte, está no desinteresse que os indivíduos sentem, pois as péssimas condições dos veículos, fazem com que optem por outras alterativas, como Uber e Táxi. Além disso, é importante refletir sobre o agravamento do aquecimento global, que ocorre pela intensa emissão do gás estufa, dióxido de carbono (CO2), por grande quantidades de carros presentes no trânsito.
Portanto, é evidente que a mobilidade pública necessita de mais atenção, através da parceria entre o Ministério do Planejamento e Orçamento com Ministério dos Transportes, para que os veículos recebam apoio técnico em melhorias nos sistemas de ventilação, assento e segurança. Outra medida que pode ser tomada é sobre a intensificação das campanhas de conscientização, a cerca da importância do uso dos meios públicos, através de propagandas nos meios de comunicação, pelo Ministério dos Transportes.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!