O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Transgênicos no Brasil

Caminho para a liberdade
Sabe-se que a biotecnologia transgênica chegou Brasil no epílogo do século XX e se tornou assunto de debate dada a importância de suas consequências, que abala saúde da flora, fauna e a população brasileira e, principalmente, são frequentemente omitidas. O presente problema deve ser analisado, enfrentado e combatido pelo Estado, protetor de sua nação.
Primeiramente, convém ressaltar que, os organismos geneticamente modificados(OGM) adquirem resistência a antibióticos, o que frustra tentativa populacional de curar bacterioses. Além disso, estes também contém toxinas capazes de maltratar o meio ambiente, causando, inclusive, a morte de inúmeros animais, segundo Mestre em Biologia Paulo Jubilut.
Ao analisar a problemática da falta de conscientização popular, conclui-se que sua causa tem origem na falta de almejo de empresas agrícolas em perder consumidores. Por isso, estas adicionam somente um pequeno selo triangular nos produtos, sem a presença de seu significado e consequências. Tal atitude fere um dos Códigos do Consumidor presente na Constituição Federal, segundo o qual, o cidadão tem o direito de saber o que adquire.
Parafraseando Richard Rorty, se os seres humanos puderem contar uns com os outros, então não precisarão de mais nada. Tomando como norte a máxima do sociólogo, para resolver os obstáculos apresentados, se faz necessário a participação de diversos setores sociais, tendo como protagonista a ciência, o Estado e a mídia.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária precisa, por meio dos métodos científicos, buscar pôr fim aos problemas causados pelos insumos alterados. Paralelamente a isso, os Poderes Executivo e Legislativo devem, respectivamente, construir um lugar pelo qual o produto deve passar para ser verificado se atende aos direitos do consumidor e impor, por lei, uma alta multa para empresas que desrespeitarem à Constituição. Por fim, se faz necessário que, o Ministério da Saúde, por meio de jornais de alta disseminação e redes sociais, alerte a população acerca dos malefícios dos OGM. Somente assim construir-se-á, um Brasil consciente e livre.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!