use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

Tráfico de animais no Brasil

A animação “Procurando Nemo” narra a captura de um peixe exótico, assim como de outras espécies marinhas, para domesticação, além de retratar - de maneira sutil - o sofrimento desses animais presos ao aquário. Paralelamente a ficção, o tráfico de animais no Brasil ameaça a biodiversidade da fauna brasileira, pois coloca muitas espécies em risco de extinção. Sob tal ótica, cabe analisar as fragilidades da educação e da legislação atual.



A princípio, é importante destacar a relação do contrabando de animais com a educação precária que o país oferece. Segundo o escritor Gilberto Dimenstein em seu livro “Cidadão de Papel”, a escola é um pilar fundamental para a construção da consciência crítica, além de  melhorar a interação do ser humano com o meio ambiente. Entretanto, com o baixo investimento na educação do país, a falta de debate acerca dos direitos dos animais e da importância da fauna contribui para o mercado ilegal. 



Outrossim, vale ressaltar a ineficiência das leis brasileiras como a principal causa para a morte de milhares de bichos por ano, em especial as aves. Conforme a Lei de Crimes Ambientais, o tráfico de animais é considerado um crime de baixo potencial ofensivo, fato este que colabora para a venda, pois garante aos contrabandistas um alto custo-benefício. Além disso, o podcast A Crueldade do Tráfico de Animais no Brasil confirma, por meio de uma entrevista com um dos maiores traficantes no país, que o Estado não cumpre com as punições prometidas na lei.



Fica evidente, portanto, a necessidade de intervenções para combater o comércio ilegal de animais no Brasil. Dessa forma, a fim de instruir a população sobre as consequências de ter um animal silvestre como animal doméstico, cabe às escolas - instituições responsáveis pela formação dos indivíduos - promover, por meio de verbas governamentais, debates em sala de aula acerca do tema. Ademais, com o intuito de erradicar o tráfico, o poder Legislativo deve criar um projeto de lei proibindo - por meio de punições aos que descumprirem - todo tipo de venda de animais não domesticados. Assim, será possível acabar com o contrabando da fauna brasileira.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!